01.08.2017
• postado em #seratuante

Os filmes e seriados sempre serão uma metodologia eficiente para aprender conceitos nas mais diversas disciplinas. Quem adora biologia ou tem certa dificuldade com a matéria, já pode adicionar a nossa listinha nos favoritos e estudar acompanhado de pipoca com manteiga.

 

Aperte o play e estude biologia

 

Agora, atenção! Quando o assunto é ciências, é preciso estar atento a possíveis não-verdades científicas, pois sabemos que os filmes utilizam uma série de recursos em seus roteiros para deixá-los mais atrativos. Por isso, é essencial estar com o senso crítico afiado e sempre que tiver dúvidas, consultar seu professor e promover um debate saudável sobre o tema.


1 - Gattaca: A experiência genética


Gattaca se passa em um futuro não muito distante em que a sociedade é formada por indivíduos gerados através de manipulação genética. O personagem principal, Vincent Freeman, é um primogênito que nasceu da forma tradicional e enfrenta uma série de barreiras para mostrar que é tão capaz quanto os "válidos", pessoas com genes estrategicamente escolhidos.


A começar pelo título do filme, formado pelas letras que representam as bases do DNA, o longa é uma ficção científica que discute a ética e os problemas relacionados à manipulação do DNA. Hoje já é possível manipular embriões geneticamente para livrá-los de genes deletérios que podem levar a sérias doenças, como no filme. É também uma forma de estudar sobre diversos conceitos de genética.


2 - Uma verdade inconveniente


Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, aborda problemas ambientais atuais e a influência do homem neles. De uma forma bem chocante, o filme mostra como nós contribuímos para o aumento da temperatura na Terra e quais são as consequências para o planeta.


Assistir a "Uma verdade inconveniente" nos ajuda a compreender toda a problemática do aquecimento global e é uma excelente forma de discutir sustentabilidade e como enfrentar as principais causas do aumento da temperatura terrestre.


3 - Osmose Jones


Quem quer saber como o nosso sistema imunológico funciona, precisa assistir a esse filme. "Osmose Jones" é uma verdadeira viagem ao interior do corpo de Frank, após contrair um simples resfriado. Os glóbulos brancos trabalham como policiais que são responsáveis pela segurança da cidade e têm como líder o linfócito Osmose Jones. Jones começa uma luta contra o vírus que entrou no corpo de Frank disfarçado de resfriado, mas que pretende matar Frank em 48h e ficar conhecido pela medicina como uma nova e terrível doença.


De forma bastante divertida, "Osmose Jones" mostra como o funciona o interior do nosso corpo de uma forma simplificada, sendo possível observar os papéis desempenhados pelos sistemas digestório, imunológico e nervoso. Outros temas abordados são higiene e hábitos alimentares adequados.

 

4 - A ilha


A ilha se passa em um futuro onde a clonagem humana é possível e permitida. Assim, as pessoas encomendam clones de si mesmas para que, caso um dia precisem de um transplante, possam retirar de seus clones, que vivem em um local isolado e altamente vigiado. Eles vivem acreditando que a Terra foi contaminada e que precisam viver neste local, até serem sorteados para morar em uma ilha que não foi contaminada, mas na verdade são os seus "donos" precisando de algum transplante. A clonagem humana é o grande questionamento levantado pelo filme, se seria uma prática moralmente aceitável e quais as questões éticas que estão em jogo.

 

5 - A ilha das flores


Este curta metragem brasileiro narra o percurso de um tomate estragado desde a sua compra em um supermercado até o seu destino final: um lixão. Aqui, os restos orgânicos servem de comida para um criador de porcos e após a alimentação dos animais, o proprietário libera a entrada de pessoas pobres para procurar por estes restos de comida.


A sustentabilidade e questões socioambientais são o que norteiam o filme, mas também deixa evidente a crítica ao consumismo e a geração de desigualdades sociais na sociedade moderna.

 

6 - Microcosmos: Fantástica aventura da natureza


Após 15 anos de filmagens, "Microcosmos" mostra a vida de insetos utilizando closes e câmera lenta. As imagens aumentaram centenas e até milhares de vezes o tamanho dos insetos, revelando até mesmo sons antes inaudíveis.


Este filme é indicado a quem gosta de estudar o comportamento dos insetos e ressalta a biodiversidade do nosso planeta.

 

7 - O desafio de Darwin


A biografia do cientista Charles Darwin aborda os grandes dilemas que ele vivenciou para publicar suas teorias. Apesar da sua grandiosa obra, ele temia que a publicação gerasse conflitos com a Igreja Católica. Somente após uma carta de Alfred Wallace, que possuía ideias semelhantes, resolveu seguir adiante com a divulgação de seus estudos.


Este filme é uma excelente oportunidade para descobrir como um cientista trabalha, além de explicar toda a Teoria da Evolução defendida por Charles Darwin.

 

* Com informações do blog Ponto Biologia.

0 comentários