28.02.2018
• postado em #seratuante

Muitas vezes queremos ler páginas e páginas de uma vez com a esperança de compreender todo o assunto. Mas não é bem assim. Alguns hábitos corriqueiros praticados por estudantes acabam não contribuindo para uma verdadeira aprendizagem. Por isso, continue lendo este artigo e se certifique que você não está cometendo essas condutas.

Saiba quais são os hábitos que prejudicam a leitura

1 - Ficar voltando à leitura

É comum quando não compreendemos um assunto, ficar voltando ao início da leitura para poder retirar todas as dúvidas que ficaram e entender melhor o que estamos lendo. Mas na verdade, muitas respostas que procuramos está no decorrer do texto. Se você deseja lembrar datas, nomes e lugares, uma segunda leitura mais analítica irá preencher essas lacunas que ficaram. Mas, se a leitura que você está fazendo criou algumas dúvidas na sua cabeça, a melhor escolha é anotar em um post-it e seguir em frente. Ficar voltando a parágrafos anteriores, além de fazer com que você demore mais a terminar, não irá te ajudar a compreender verdadeiramente o conteúdo. A nossa meta é deixar a decoreba de lado e aprender com autenticidade, criando sempre uma explicação própria do material que você está estudando. Só assim conseguimos medir se aprendemos mesmo.

 

2 - Não fazer leitura silenciosa

Muitas vezes, nos deparamos lendo em voz alta para nós mesmos o texto que temos em mãos, mas essa prática dificulta o processo de aprendizagem. Quando lemos em voz alta ou apenas movimentamos os lábios sem emitir o som das palavras, nosso cérebro acaba retirando o foco da atividade central, que é ler. Portanto, concentre-se nas linhas e crie o hábito de procurar repetir o conteúdo com suas próprias palavras em um tom coloquial. Fazer perguntas sobre o texto lido e adotar uma postura ativa e crítica te farão compreender melhor o assunto.

 

3 - Deixe o lápis de lado e fique quieto

A concentração é fundamental no nosso tempo de leitura. Por isso, deixe de lado lápis, régua ou caneta que você utiliza para acompanhar as linhas da leitura. Muita gente faz isso para não se perder, porém isso faz com que o nosso corpo fique tenso quando ele precisa ficar completamente relaxado. Também é bom evitar mover muito a cabeça, os braços e as pernas e encontrar a posição mais confortável para você (nada de ficar na cama ou no sofá, combinado?). Deixe seu cantinho para estudos todo organizado e procure sempre ter a cadeira e a mesa na altura ideal para o seu tamanho para que você fique mais a vontade, mas sem perder a postura.

 

 

E uma dica final: não se esqueça de fazer pausas entre o seu horário de estudo: beba água, caminhe um pouco, faça um alongamento e descanse a vista. Evite ficar no celular e se dispersar com as redes sociais, beleza?

0 comentários