22.08.2018
• postado em #seratuante

Se você quer saber como fazer uma boa redação, o primeiro passo é esquecer os mitos de que somente algumas pessoas levam jeito para escrever e são capazes de tirar boas notas em vestibulares, concursos, etc.

Talvez você fique surpreso, mas para tirar nota máxima em uma redação basta seguir os critérios da equipe avaliadora.

Existem muitos detalhes importantes que, quando obedecidos, fazem sua redação receber uma excelente nota, mesmo que o texto não seja revolucionário ou digno de um prêmio Nobel. Os corretores não estão procurando um texto inovador ou uma ideia espetacular, eles apenas querem um texto organizado, coerente e fiel ao tema.

Vamos abordar aqui esses detalhes e provar como qualquer pessoa pode ir muito bem na prova redação, mesmo que ainda não tenha muita prática na escrita. Vale a pena destacar que o texto dissertativo argumentativo costuma ser o mais cobrado nas provas de vestibular e concursos, por isso daremos atenção especial a ele.

Aprenda agora o passo a passo para fazer uma boa redação:

1) Estruture seu texto adequadamente

Não é difícil. Basicamente, para fazer sua primeira redação você vai começar colocando no papel algumas ideias simples que você teve para escrever seu primeiro texto. Depois de escrever as primeiras ideias, você vai estruturar essas frases no formato certo. Essa estrutura é a organização do que vamos escrever. Uma boa redação é dividida em INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.

INTRODUÇÃO

É um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que vamos falar na redação.

Desenvolvimento
Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema da redação.

Conclusão
É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.


Bom, agora que já sabemos como fica a estrutura de uma boa redação, vamos tentar construí-la.

2) Faça as seguintes perguntas para criar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:

A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: "o que eu penso sobre isso?"

O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: "como posso provar isso?", "Quais as causas disso?", "Quais as consequências disso?", "Como isso acontece?", "De que forma posso realizar isso?".

E a pergunta da conclusão é: "Que lição pode ser tirada disso?"

 

0 comentários