Um passeio pelo universo lúdico infantil e pela evolução das brincadeiras e brinquedos populares. Assim foi a sexta-feira (23/05) dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I das unidades II e Cidade Verde do Complexo Educacional Contemporâneo, quando participaram de uma divertida aula de campo no Museu do Brinquedo Popular do IFRN.

Além do Museu, as crianças visitaram a livraria Paulus, aonde conheceram o processo de fabricação dos livros, desde a produção da história pelos autores, como acontece o trabalho dos ilustradores, a impressão das obras, até a chegada às prateleiras das livrarias.

Durante a visita ao Museu de Brinquedo, os alunos foram conduzidos por orientadoras que explicaram um pouco da história dos brinquedos e das brincadeiras em exposição – cerca de 300. Dessa forma, através dos brinquedos, foram mostradas para as crianças algumas das transformações sociais e históricas de uma comunidade.

Quando estimulamos a criança a conhecer lugares e descobrir novidades, estamos ajudando-a na construção de valores e na descoberta de caminhos a serem trilhados no futuro. Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais para a formação de sua personalidade, aprende, experimenta situações, constrói autonomia de ação, entre outros benefícios.