O projeto colaborativo “Nossa região, várias nações”, criado pelo Portal Educacional, tem colocado em campo escolas de todo país, entre elas o Complexo Educacional Contemporâneo, representado pelos alunos do 4º e 5º ano do ensino Fundamental I, das unidades II e Cidade Verde.

Com o objetivo de ampliar os horizontes geográficos e culturais dos alunos participantes, o projeto é dividido em três etapas, com diferentes sugestões de atividades para atender todos os níveis de ensino: na etapa Origens os alunos respondem um questionário online sobre as origens de suas famílias; na etapa Presença eles devem reconhecer a presença de outras culturas na sua região, no que diz respeito à arquitetura e urbanismo e gastronomia; por fim, Tradições é uma etapa de pesquisa e registro das tradições e folclore das culturas identificadas.

Entre as várias atividades propostas pelo Portal Educacional e realizadas pelos alunos do Contemporâneo, a turma do 5º ano B da unidade Cidade Verde desenvolveu o Atlas Nacional com informações sobre os diferentes aspectos de sua cidade. Eles também apresentaram a gastronomia das diferentes regiões do Brasil, de acordo com a origem de seus pais.

Além das três etapas obrigatórias, as turmas inscritas podem participar da etapa Trocando Passes, em que os alunos produzem e trocam lembranças relacionadas ao futebol ou à cultura de suas regiões. Os objetos seguem dentro de uma bola e o destino é surpresa. As turmas do 4º ano B e do 5º ano A da unidade II, por exemplo, receberam bolas de escolas de Pelotas/RS e São Luiz do Maranhão, respectivamente. Daqui, os educandos das unidades Cidade Verde e Lagoa Nova destinaram as bolas com dois elementos bem característicos do povo potiguar: camarão e caju.