O Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) está se aproximando e a tendência é que, quanto mais perto da prova, maior seja a tensão dos candidatos. O melhor mesmo é se acalmar, procurar manter o pensamento positivo e focar na preparação. O Complexo Educacional Contemporâneo reuniu algumas dicas importantes para ajudar a relaxar e garantir uma prova tranquila.

Os candidatos devem manter o hábito de ler jornais, revistas e sites de notícias para ficarem informados sobre temas da atualidade, que sempre constam no exame. Vale a pena também praticar redação e fazer os simulados do Enem 2014, pois isso ajudará na habilidade da leitura de perguntas e a encontrar a melhor forma de respondê-las.

É fundamental dormir bem na noite anterior a prova e não adianta querer devorar os livros de última hora, sacrificando horas preciosas de sono. Isso só prejudicará o desempenho. Cuidem também da alimentação e não esqueçam de levar para a prova uma garrafa de água, que deve ser transparente e sem rótulo, além de chocolate ou uma barra de cereal, pois o açúcar ajuda a acalmar.

Se vocês não conhecem o local aonde farão a prova é importante ir até lá antes do dia do exame. Assim vocês poderão definir qual a melhor rota para chegar com tranquilidade. Não saiam de casa de última hora, afinal imprevistos podem acontecer.

Sempre é bom reforçar que os candidatos não devem deixar para estudar de última hora. Estudar com um prazo maior é uma vantagem, mas é imprescindível ter disciplina, organizar o tempo, resolver exercícios, trocar ideias com os colegas, reservar um tempo também para momentos de descontração e relaxamento e não perder o foco.